19 de julho de 2009

nossa terra

Todas as camadas que constituem nossa atmosfera possuem características próprias e importantes para a proteção da terra. Acima dos 25 km, por exemplo, existe uma concentração de ozônio que funciona como um filtro, impedindo a passagem de algumas radiações prejudiciais à vida. Os raios ultravioletas que em grandes quantidades poderiam eliminar a vida são, em boa parte, filtrados por esta camada de ozônio. A parcela dos raios ultravioletas que chegam a terra é benéfica tanto para a eliminação de bactérias como na prevenção de doenças. Nosso ar atmosférico não foi sempre assim como é hoje, apresentou variações através dos tempos. Provavelmente o ar que envolvia a Terra, primitivamente, era formado de gás metano, amônia, vapor d’água e hidrogênio. Com o aparecimento dos seres vivos, principalmente os vegetais, a atmosfera foi sendo modificada. Atualmente, como já sabemos, o ar é formado de aproximadamente 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,03% de gás carbônico e ainda gases nobres e vapor de água. Esta composição apresenta variações de acordo com a altitude.
Em termos objetivos as projeções obtidas por modelos simulados pelos especialistas em computadores prevêem um aumento de temperatura média no planeta entre 1.40° C e 5.8° C no final do século XXI. As conseqüências desastrosas deste aquecimento incluem, em geral, um clima mais quente e mais úmido com mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento dos mares provocará um aumento do nível dos oceanos e conseqüente inundação de certas áreas litorâneas e a desaparição de certas geleiras. A umidade e o calor provocarão um aumento do número de insetos com o correlato aumento de algumas doenças por eles transmitidas, como a malária. É prevista uma redução das colheitas na maior parte das regiões tropicais e subtropicais onde a comida já é escassa. Como se isto não bastasse, haveria um decréscimo da água disponível e, por outro lado, maior risco de enchentes em determinados locais. Como resultado, as partes mais pobres do globo serão as mais vulneráveis pela sua escassa capacidade de Adaptação.
Enfim, GLOBALIZAÇÃO x AQUECIMENTO GLOBAL x TECNOLOGIA estão intimamente ligados e infelizmente essa causa a humanidade já perdeu” , tanto falando por termos científicos como efeito estufa ou como termos de cidadãos que envolvem cidadania, conscientização, entre vários assuntos. A humanidade está totalmente ligada ao stress das metrópoles, poluição e tecnologias viciantes, está cada vez mais intenso. Hoje é impossível dizer que podemos viver sem as invenções que com a ajuda da Globalização, a tecnologia não para mais de crescer e junto disso, o aquecimento global. Isso não tem mais volta.
"O mundo continua dividido entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Os países mais ricos continuam a lutar para se tornarem mais ricos ainda, distanciando-se mais dos países subdesenvolvidos. A menor distância, levaria sem dúvida a uma melhor distribuição de renda, isto porém, não é meta dos homens que dirigem o destino do mundo.” (Edmir Pelli)
E se você é desligado de mão cheia... seja solidario com o mundo, dê uma olhadinha aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário